Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sexta-feira, novembro 17, 2006

Milton Friedman 1912-2006 - o mundo perde um herói da liberdade

Rose e Milton Friedman
Rose e Milton Friedman


Friedman foi um dos economistas mais influentes no século XX e provavelmente o mais famoso defensor da liberdade de mercado graças à "Free to Choose", sua série de TV e seu livro de mesmo título.


Blog de seu filho David Friedman


Várias entrevistas de Milton Friedman no Google Video


Artigo biográfico no Financial Times


Entrevista (traduzida)


Artigo no Mises.org


Algumas frases notáveis de Milton Friedman ou que foram ditas em sua honra:



- Inflação é a única forma de taxação que pode ser imposta sem legislação.
- Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado quanto gasta o seu próprio dinheiro. Ninguém usa os recursos alheios tão cuidadosamente quanto usa seus próprios recursos. Portanto, se quisermos eficiência e efetividade, se quisermos que o conhecimento seja usado apropriadamente, temos que fazê-lo através da propriedade privada.
- A única maneira existente de fazer com que as pessoas contribuam voluntariamente é através do livre mercado. E é por isso que é tão essencial para a preservação da liberdade individual.
- O fato mais importante sobre o livre mercado é que nenhuma troca acontece a menos que ambas as partes se beneficiem.
- Meu maior problema com o mundo é um problema de escassez em meio à abundância... de pessoas famintas em presença de recursos não utilizados... pessoas tendo habilidades que não estão sendo usadas.

Carro de Milton Friedman
Foto do carro de Milton Friedman nos anos 80, que com bom humor, fez sua placa MV=PQ, a equação da Teoria Quantitativa da Moeda.

- As maneiras mais importantes pelas quais eu penso que a Internet vai afetar as grandes questões é que ela vai tornar mais difícil para o governo coletar impostos.
- O mercado negro tinha um jeito de sempre contornar os controles governamentais. Era uma maneira de permitir o funcionamento do livre mercado. Era uma maneira de criar abertura e liberar as pessoas.
- A Grande Depressão, como a maioria dos outros períodos de terrível desemprego, foi produzida pela ingerência do governo em vez de quaisquer instabilidades inerentes à economia privada.
- Governos nunca aprendem nada. Apenas pessoas aprendem.
- Somente o governo consegue usar um pedaço de papel útil, cobrí-lo com boa tinta e fazer com que as duas coisas combinadas percam seu valor.
- Os grandes avanços da civilização, seja na arquitetura ou na pintura, na ciência ou na literatura, na indústria ou na agricultura, jamais se originaram de um governo centralizado.
- A questão é: os executivos de empresas, desde que estejam na legalidade, teriam responsabilidades em seus negócios além de produzir o máximo possível de lucro para os seus acionistas? E minha reposta para essa pergunta é de que eles não tem.
- Nada é tão permanente quanto um programa governamental temporário.
- Não existe tal coisa: almoço grátis.
- Nós temos um sistema que cada vez mais cobra impostos sobre trabalho e cada vez mais subsidia o não-trabalho.
- Eu sou a favor da legalização das drogas. De acordo com meu sistema de valores, se há pessoas que querem se matar, elas têm todo o direito de fazê-lo. Os maiores danos causados pelas drogas é devido à elas serem ilegais.
- Se colocarmos o Deserto do Saara aos cuidados do governo federal , em 5 anos vai começar a faltar areia.

Marcadores: , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros