Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




terça-feira, dezembro 05, 2006

Pontos em comum entre a eleição de Chavez e Lula

Hugo Chavez tem cometido erros colossais como presidente e no entanto ainda há quem vote nele. Por quê? A resposta para essa pergunta talvez ajude a responder por que Lula ainda tem eleitores.

Segundo o blog Publius Pundit, há quatro fatores que levam pessoas a votarem nele:
- familiaridade - mesmo que nada tenha sido efetivamente realizado em seu favor, os pobres ainda acreditam nas promessas de Chavez e preferem votar nele do que arriscar eleger um outro político.
- atenção dispensada - milhões de Venezuelanos foram ignorados durante décadas até o momento em que os Chavistas deram atenção a eles. É provável que um político Chavista jamais faça nada em favor deles, mas dar audiência a um Venezuelano pobre já é o bastante para garantir seu voto.
- crença no socialismo - muita gente ainda acredita que a Venezuela tende ao igualitarismo a longo prazo, e acredita que isso só poderá ser alcançado através da dialética Marxista.
- desprezo pelos políticos da velha guarda

Uma reportagem da Spiegel explica como Chavez, por trás de seus discursos revolucionários, atua com pragmatismo: presenteia aliados com cargos públicos bem pagos e permite seus "amigos capitalistas" lucrarem. Em 12 meses o comércio com os Estados Unidos cresceu 36% - até a Halliburton está fazendo negócios em Caracas. Esta rede de influências arrastou a Venezuela para a 138a posição no ranking de corrupção num levantamento da Transparency International.

Marcadores: , , , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros