Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sexta-feira, novembro 17, 2006

Cidades européias experimentam abolir as placas de trânsito

Pense!

Seria algo concebível ter ruas sem placas de trânsito? Sete cidades e regiões na Europa estão experimentando a abolição das placas de trânsito e a redução das leis. O princípio é simples: quando não há regulamentos de tráfego e a situação não é clara, as pessoas são levadas a dirigir com mais cautela.

Reportagem da Spiegel
Outra reportagem sobre o mesmo assunto na Wired
Artigo no Salon
Artigo no Telegraph.co.uk
Outro artigo no Telegraph
Documentário "In Your Car"
Discussão no Techdirt

Por incrível que pareça, o número de acidentes diminuiu dramaticamente com apenas duas regras: "dê a vez de passar a quem esteja à sua direita" e "se você bloquear o caminho de alguém, será rebocado".

Resta saber como isso funcionaria em países onde não há o costume de ter consideração com os outros e não há a compreensão de que por vezes é necessário colocar suas vontades e necessidades em segundo lugar para fazer o sistema funcionar. Será que aprenderiam na marra?

Enquanto isso, os indianos - e os demais países asiáticos também - parecem se virar bem com a ausência de regras de trânsito. É um caos, mas há menos acidentes do que parece. Sem placas, sinais ou faixas de trânsito, atuando individualmente e usando o bom senso, eles conseguem dirigir sem acidentes neste cruzamento.

Marcadores: , , ,



postado por PBR às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros