Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




quarta-feira, novembro 22, 2006

A Lei Férrea da Burocracia de Pournelle

A Lei Férrea da Burocracia de Pournelle, estabelece que em qualquer organização burocrática, haverá dois tipos de pessoas:

- aquelas que trabalham para atingir os objetivos da organização,

- e aquelas que trabalham apenas para perpetuar a organização em si.

Por exemplo, existem professores de escolas que trabalham e se sacrificam para o ensino das crianças versus professores sindicalistas que só se esforçam para proteger "os interesses da classe" dos professores, incluindo os mais incompetentes.

A Lei Férrea da Burocracia estabelece que em todos os casos, o segundo tipo de pessoa sempre conquistará o controle da organização e ditará as regras de funcionamento da organização.

Gráfico de Pournelle
O ensaísta, jornalista e escritor de ficção científica e "inventor" da lei, Jerry Pournelle, também inventou um sistema de coordenadas em 2 dimensões para distinguir ideologias diferentes: o gráfico Pournelle.

Segundo Pournelle, o tipo de viagem espacial tipicamente retratado nos filmes e livros de sci-fi seria comum hoje em dia se não fosse a burocracia da NASA. Pournelle se refere a esse problema com a pergunta "cadê o meu carro voador?".

"A verba sempre existiu", diz ele, "Nós gastamos dinheiro suficiente no programa espacial e hoje já deveríamos ter chegado à metade do caminho para Alfa Centauri... O nosso carro voador praticamente foi engolido pela NASA."

O escritor Gary North parece concordar nesse artigo publicado no LewRockwell.

Esta entrevista indicada no Slashdot mostra um exemplo da lei férrea da burocracia no Wikipedia. Nas palavras de Nicholas Carr: "Eles descrevem o Wikipedia por trás dos bastidores como uma estrutura de controle cada vez mais complexa, desde a proliferação de posições hierárquicas, passando pelos 'planos de carreira', até os processos e comitês regulatórios e suas obscuras matrizes de conteúdo.

"O objetivo do governo é contratar e empregar funcionários públicos, coletar dinheiro dos cidadãos e gastá-lo;  o objetivo dos políticos é se manter no cargo e evitar ter que voltar a trabalhar." — Jerry Pournelle
Assim, o trabalho em favor da burocracia se torna a própria recompensa para os wikipedistas mais dedicados: 'Criar cada vez menos artigos parece bem normal à medida que as pessoas são enredadas na política e na discussão em vez da edição.'
As regras que governam a remoção de uma contribuição para um verbete agora ocupam '37 páginas e 20 subcategorias'. Para qualquer um que ainda imagine o Wikipedia como um coletivo populista descentralizado, essa entrevista é bem esclarecedora.
O Wikipedia está começando a parecer algo como um Soviete Bolchevique pós-revolucionário, com uma estrutura de poder central inescrutável que exerce poder sobre uma legião de trabalhadores."

Marcadores: , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros