Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




terça-feira, dezembro 05, 2006

Fatores que vêm direcionando as inovações tecnológicas recentes

Don Lancaster escreveu um artigo (formato PDF) enumerando as influências e efeitos que estão caracterizando as inovações tecnológicas recentes, a maioria delas associadas à internet. Eis um brevíssimo resumo:

Desacoplamento - separação dos inputs e outputs.
Exemplos: A separação do teclado (input) e da impressora (output) tornou obsoleta a máquina de escrever e permitiu a correção de erros, divulgação e manutenção de cópias eletrônicas dos documentos. Em lugar das antigas e enormes máquinas copiadoras com lentes de zoom, a varredura de imagem foi separada da função de manipulação de imagem e impressão com os scanners, software de edição de imagens e impressoras. Painéis de controle por menus, telefonia VOIP, sintetizadores de som e Google são outros exemplos de inovação tecnológica via desacoplamento.

Reprodução digital - as cópias digitais tornaram o conteúdo (artes, propriedades intelectuais, etc) independente da mídia. Exemplo: músicos podem criar seus próprios CDs e/ou venderem suas músicas pela internet.

Eliminação dos intermediários - a internet promove a eliminação dos "atravessadores". Exemplo: gravadoras, concessionárias de automóvel, editoras de livros, bibliotecas, alguns provedores de acesso à internet.

Poder computacional - a queda dos preços de memória e o maior poder computacional de hoje em dia permite o uso de métodos de manipulação da informação menos sutis ou "pela força bruta". Exemplos: formatos de compressão de vídeo, som e imagem, GIF, JPEG, MP3, MPEG.

Libertação da linearidade do tempo - novas tecnologias permitem autores "mudar a obra depois de pronta" em vez de remeter os usuários à uma etapa anterior da criação ou forçá-los a repetir todas as etapas novamente. Exemplos: editores de texto e de vídeo, CDs e DVDs (em lugar das fitas cassete e de vídeo que são sequenciais).

Miniaturização e Nanotecnologia

Gratificação instantânea - lojas online que funcionam 24 horas, 7 dias da semana.

Programabilidade - a programabilidade em produtos genéricos permite o atendimento das necessidades do consumidor eliminando a necessidade de fabricação de produtos específicos.

Virtualização - antigamente as idéias, a educação e o entretenimento estavam rigidamente atrelados às suas respectivas mídias físicas de distribuição (livros, revistas, discos, fitas cassete, CDs) e para qualquer produto novo havia a necessidade de se criar um protótipo para testes. Exemplos: cenários criados por computação gráfica; livros/jornais/revistas online; protótipos desenvolvidos em computador,

Desvalorização/Comoditização - Exemplo: a cada década, o preço da memória de computador é reduzido à um décimo.

Valor agregado - Os novos produtos que estão substituindo os antigos são melhores e oferecem mais funcionalidades. Exemplo: os DVDs não apenas provêm melhor qualidade, duração e capacidade mas também eliminaram o incômodo de rebobinar as fitas VHS e oferecem comentários do diretor do filme e podem ser enviados pelo correio (Netflix); telefones celulares com mensagens instantâneas, MP3 e GPS.

Compensação indireta - Há empresas que oferecem vários produtos grátis e obtêm seu lucro através de anúncios e serviços oferecidos à parte.

Hibridização - carros híbridos elétricos e à gasolina; Google Maps com imagens de satélite superpostas aos mapas; impressoras com scanner/fax/copiadora.

Competitividade crescente

Outros fatores menores: comunidades sem fronteiras (projetos Open Source), WYSIWIG, movimento e zoom contínuo de mapas (Google Maps com AJAX e Web 2.0), malware (worms e vírus contra firewall, filtros, etc), melhorias pequenas.

Marcadores: ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros