Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




terça-feira, maio 29, 2007

Livros recomendados pelo Olavo no podcast de 11/12/06 a 8/1/07

"White Slaves, African Masters", Paul Baepler - livro que conta a escravização de europeus pelos africanos muçulmanos negros, que antecede em 8 séculos a escravização dos negros pelos europeus.

"Another Sort of Learning", James Schall.

"Livro Negro da Revolução Cubana", do economista Armando M. Lago.

Livros sobre a barbarização do Ocidente: “A Invasão Vertical dos Bárbaros” de Mário Ferreira dos Santos, "Rebelião das Massas" de Ortega Y Gasset, "La Traison des Clercs" de Julian Benda, "Nas Sombras do Amanhã"/"In the Shadows of Tomorrow" de Johan Huizinga, "A Crise do Mundo Moderno" de René Guénon.

"Disinformation: 22 Media Myths That Undermine the War on Terror", de Richard Miniter - desmente a alegação de que não haviam armas químicas no Iraque.

"Ideas Have Consequences", de Richard M. Weaver - livro brilhante e importante na história do conservadorismo americano. O autor alega que o início do declínio da civilização ocidental se deu no século XIV, com Guilherme de Ockham e joga a culpa no nominalismo. O Olavo discorda: não é o conteúdo da doutrina de Ockham que causou o declínio, mas sim a forma da doutrina - a presunção empirista - que prevalece como um vírus.

"Contra o Método"/"Against Method", de Paul Fayerabend - desbanca o culto do método científico vigente hoje. Olavo discorda que o argumento retórico poético seja útil como instrumento de prova e persuasão científicas, mas apenas como método heurístico.

"Rites of Spring", de Modris Eksteins - obra prima sobre a primeira guerra mundial, impressionante pelo volume de informações e profundidade das interpretações sobre o movimento modernista no início do século XX.

Marcadores: , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros