Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sábado, junho 02, 2007

Algumas citações sobre o ateísmo

O ateísmo está nos lábios mas não no coração do homem. - Francis Bacon

Ninguém fala tão constantemente de Deus quanto aqueles que insistem que não há Deus. - Heywood Broun

O ateu é uma pessoa que acredita que ele mesmo é um acidente. - Francis Thompson

Como confundir um ateu: sirva-lhe uma bela refeição e então pergunte se ele acredita que há um cozinheiro. - Desconhecido

O pior momento para um ateu é quando ele está profundamente grato e não tem ninguém a quem agradecer. - Dante Gabriel Rossetti

Se não houvesse Deus, não haveriam ateus. - G. K. Chesterton

Um homem não consegue se tornar ateu meramente pela vontade. - Napoleão Bonaparte

De uma forma terrível, estranha e paradoxal, os ateus tendem a levar a religião mais a sério do que os que a praticam. - Jonathon Miller

O ateísmo fervoroso é normalmente uma máscara para uma religião reprimida. - Wilhelm Stekel

O ateísmo sem o teísmo é apenas um "A". - Desconhecido

"Meu argumento contra Deus era que o universo parecia muito cruel e injusto. Mas como eu pude ter essa idéia de justo e injusto? Uma pessoa não diz que uma linha é torta a não ser que ele tenha alguma idéia de linha reta. ...
É claro, eu poderia ter desistido da minha idéia de justiça e ter dito que se tratava apenas de uma idéia particular minha. Mas se eu fizesse isso, então meu argumento contra Deus cairia também - pois o argumento dependia em dizer que o mundo era realmente injusto, não apenas que não satisfazia minhas preferências particulares.
Assim, no ato mesmo de tentar provar que Deus não existia - em outras palavras, que a realidade inteira era sem sentido - eu descobri que eu era forçado a assumir que uma parte da realidade - nomeadamente, a minha idéia de justiça - era plena de sentido. Consequentemente, o ateísmo se revela bastante simples. Se o universo inteiro não tem sentido, nós jamais deveríamos ter descoberto que ele não tem sentido: bem como, se não houvesse luz no universo e, portanto, nenhuma criatura teria olhos, nós jamais saberíamos se estava escuro. O conceito de escuro seria sem sentido."
- C.S. Lewis

"[Os ateus] aderentes ao naturalismo (crença de que a natureza é a realidade final) frequentemente dizem, ou implicam, 'Eu acredito apenas naquilo que pode ser observado empiricamente, ou o que pode ser inferido do que é observado empiricamente.'
Essa declaração também é auto-contraditória.
O filósofo cristão Greg L. Bahnsen disse que essa frase 'Eu apenas acredito no que pode ser observado empiricamente, ou que pode ser inferido do que é observado empiricamente.' não pode ela mesma ser observada empiricamente.
A visão de que somente a natureza existe não é e não pode ser derivada da investigação científica. Ao contrário, é uma presunção empírica ou dogma de secularismo que muito frequentemente interfere com a investigação científica...
'Eu só acredito no que vejo' é uma afirmação contraditória. Uma afirmação auto-contraditória afirma e nega seu significado básico ao mesmo tempo.
J. P. Moreland observa que a proposição 'Eu só acredito no que vejo' não pode ela mesma ser vista. O princípio metafísico e epistemológico por detrás do 'o que é real é visível' não está visível!
A afirmação 'Eu só creio no que eu vejo' expressa um princípio conceitual distinto da sentença literal por escrito e portanto não é visível aos olhos e nem detectável pelos demais sentidos.
Assim, para aceitar a afirmação 'Eu só creio no que eu vejo' é necessário aceitar um princípio que não pode ser visto. Dito de outra forma, se uma pessoa de fato acreditasse na declaração 'Eu apenas acredito no que eu vejo', então ela não deveria acreditar na declaração mesma porque essa crença não pode ser vista. A afirmação 'Eu só creio no que eu vejo' se reduz ao absurdo."
- Kenneth Richard Samples (Without a Doubt, pag. 35-37)

FONTES: The 10 Best Quotes to Counter an Atheist e 9 Rules

Marcadores: , , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros