Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sexta-feira, julho 13, 2007

Texto Recomendado: Decifrando a nova direita

Ótimo artigo do Eduardo Levy sobre a difusão recente de idéias conservadoras apesar da hegemonia esquerdista.

Eduardo Levy defende a idéia de que os valores dominantes de uma época tendem a serem contestados por pessoas de nível cultural superior pois para esses valores serem contestados é necessária certa inteligência, cultura e superioridade intelectual. Com o tempo e em resultado dessa superioridade, os valores esquerdistas foram se tornando dominantes.

Hoje em dia, essa tendência está se revertendo porque "tudo que é idiota e acomodado intelectual foi para a esquerda. ... Como os valores dominantes e idiotas eram os esquerdistas, as melhores cabeças começaram a ir para o outro lado, um processo muito acelerado pelo advento da internet e dos blogs."

Eduardo Levy fala a verdade! Hoje em dia qualquer bestalhão e indigente intelectual é esquerdista e vive com discurso de que tudo é culpa do "Búchi", dos "americânu", do "pudê econômicu".

"... a maioria dos blogueiros direitistas é culta, tem uma gama de interesses variados muito além da política, lê muito e outras coisas e outros campos, enquanto a blogosfera de esquerda só traz os militantes mais imbecilizados e mais estreitos, que só têm olhos para a mais mesquinha política do dia, mais rasos impossível. Há algum blogueiro na esquerda que se possa comparar aos citados? Há algum que se compare a Eduardo Carvalho, Bruno Garschagen, Pedro Sette Câmara, Martim Vasques da Cunha, E. Santiago? Não, não há.

A “nova direita”, portanto, é um fenômeno muito maior e mais profundo do que toda essa gente nojentinha pretende. E, posto ter alguma influência americana, é inteiramente brasileiro. Em suas razões menos visíveis, é muito mais cultural que político. Não é que um bando de militantes direitistas começou a se expressar. É que as melhores cabeças, algumas com pouquíssimos interesses políticos, passaram a volver à direita. É a dialética da História."

Marcadores: , , , , , , , , , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros