Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




terça-feira, janeiro 02, 2007

Avanços da Nanotecnologia em 2006

1) Foi descoberta uma técnica de dobrar um filamento de DNA usando um banco de dados que informa quais sequências são necessárias para obter uma determinada forma. Como protótipo, foi criado um mapa das Américas usando os filamentos de DNA.



2) Nanopartículas de ferrugem são capazes de se ligar ao arsênico encontrado em certos poços de água contaminada na Índia e em Bangladesh. Assim, a descontaminação pode ser feita com um simples magneto.

3) Pela primeira vez, foram interconectados neurônios vivos usando fios de silício. Esse tipo de sinapse artificial pode abrir as portas para medir os sinais no cérebro, o possivel uso de próteses neuronais e o processamento de dados híbrido de nanoeletrônico e biológico.

4) A IBM desenvolveu um circuito elétrico com um nanotubo de carbono que é mais eficiente gerando pouco calor por não precisar do processo de doping exigido por micro-circuitos de silício.

5) No MIT e na Harvard University, foram desenvolvidas nanopartículas que atingem células cancerosas da próstata e injetam uma dose de quimioterapia. Uma injeção dessas nanopartículas erradicou tumores em 5 dentre 7 camundongos com câncer.

Mais detalhes na revista Forbes.

Marcadores: , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros