sábado, março 24, 2007
O que está na mesa de um deputado americano
O deputado Ron Paul é um libertário do partido Republicano do Texas. Por ser tão consistentemente libertário,
seu histórico na legislatura pode confundir esquerdistas, defensores da liberdade de mercado e conservadores.
Ele votou contra a guerra ao terrorismo e contra o apoio à Israel (alinhado com os esquerdistas). No entanto, ao lado de conservadores e defensores da liberdade de mercado, votou contra o financiamento federal de pesquisas com embriões, votou a favor do banimento do aborto, a favor do banimento de adoções por casais gays, a favor da espionagem sem supervisão civil e é a favor de uma emenda constitucional que permita culto religioso nas escolas (orações).
Eis uma declaração de Ron Paul, se referindo à questão do aborto, que pode esclarecer o raciocínio por trás de suas decisões de voto:
"Sob as emendas nona e décima, toda autoridade sobre assuntos não endereçados especificamente na Constituição pertence às legislaturas estaduais. Portanto, o governo federal não tem autoridade nenhuma para se envolver com a questão do aborto. Embora Roe vs. Wade seja inválida, uma lei federal que bane o aborto em todos os 50 estados seria igualmente inválida.
A noção de que um estado centralizado todo-poderoso deve prover soluções monolíticas para os dilemas éticos de nossos tempos não é apenas equivocada, mas também contrária à Constituição. Lembrem-se de que o federalismo foi estabelecido para permitir a tomada de decisões decentralizadas pelos estados. Hoje, contudo, nós buscamos uma solução federal para cada um dos alegados males da sociedade, ignorando os limites consitucionais do poder federal. O resultado é um Estado federal que cada vez mais toma decisões na base do tudo-ou-nada que aliena grandes segmentos da população."Marcadores: burocracia, conservadorismo, debate, desregulamentação, estados unidos, hayek, leis, liberalismo, liberdade, ron paul, sociedade
postado por Fernando às
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial