Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sábado, março 24, 2007

O que está na mesa de um deputado americano



O deputado Ron Paul é um libertário do partido Republicano do Texas. Por ser tão consistentemente libertário, seu histórico na legislatura pode confundir esquerdistas, defensores da liberdade de mercado e conservadores.

Ele votou contra a guerra ao terrorismo e contra o apoio à Israel (alinhado com os esquerdistas). No entanto, ao lado de conservadores e defensores da liberdade de mercado, votou contra o financiamento federal de pesquisas com embriões, votou a favor do banimento do aborto, a favor do banimento de adoções por casais gays, a favor da espionagem sem supervisão civil e é a favor de uma emenda constitucional que permita culto religioso nas escolas (orações).

Eis uma declaração de Ron Paul, se referindo à questão do aborto, que pode esclarecer o raciocínio por trás de suas decisões de voto:

"Sob as emendas nona e décima, toda autoridade sobre assuntos não endereçados especificamente na Constituição pertence às legislaturas estaduais. Portanto, o governo federal não tem autoridade nenhuma para se envolver com a questão do aborto. Embora Roe vs. Wade seja inválida, uma lei federal que bane o aborto em todos os 50 estados seria igualmente inválida.

A noção de que um estado centralizado todo-poderoso deve prover soluções monolíticas para os dilemas éticos de nossos tempos não é apenas equivocada, mas também contrária à Constituição. Lembrem-se de que o federalismo foi estabelecido para permitir a tomada de decisões decentralizadas pelos estados. Hoje, contudo, nós buscamos uma solução federal para cada um dos alegados males da sociedade, ignorando os limites consitucionais do poder federal. O resultado é um Estado federal que cada vez mais toma decisões na base do tudo-ou-nada que aliena grandes segmentos da população."

Marcadores: , , , , , , , , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros