Pensadores Brasileiros       

Anúncios
Procure o livro dos seus pensadores favoritos na Livraria Cultura!

Add to Technorati Favorites




sábado, novembro 15, 2008

Quem previu a atual crise econômica?

Abaixo segue uma lista de 10 investidores, economistas e jornalistas que previram mais acertadamente como se daria a crise econômica que começou em 2008 (2007 se levarmos em conta a queda do mercado imobiliário americano). Alguns deles são "permabears", pessoas que sempre foram pessimistas quanto à economia americana.

1. Peter Schiff

Autor de Crashproof, conselheiro do candidato à presidência Ron Paul e presidente do Euro Pacific Capital Inc. Filho do autor Irwin Schiff (proeminente ativista pela honestidade dos impostos e que foi mandado para a cadeia pelo IRS americano) e economista da escola austríaca, ele tem um show online, o Wall Street Unspun.



2. Ron Paul e a turma do Ludwig von Mises Institute

Também da escola austríaca de economia.



3. Jim Rogers

Rogers ficou conhecido por fundar o Quantum Fund com George Soros e por ter dado uma volta ao mundo em uma motorcicleta e, mais tarde, repetir a viagem com sua esposa em um Mercedes adaptado para off-road. Ele previu a crise e ainda afirma que o Euro não vai durar mais 15 anos, que o Yuan chinês é um forte candidato a substituir o Euro e o Dólar como moeda em transações internacionais, que o Fed americano está criando um cenário de hiperinflação onde o petróleo e as commodities agrícolas aumentarão de preço mais do que o resto.

Top investor sees U.S. property crash



4. Martin Weiss

Trazido pelo seu pai Irving Weiss, um investidor bem sucedido durante o crash de 1929, Martin viveu desde os 6 anos de idade no Brasil, em Piracicaba. Hoje Martin é editor do Safe Money Report.



5. Marc Faber

Suiço, residente na Tailândia, analista de investimentos, autor do boletim mensal Gloom Boom Doom e do livro Tomorrow's Gold.
Ele propõe que as economias asiáticas serão proeminentes no século XXI: "Se gastarmos o dinheiro no Wal-Mart, o dinheiro vai para a China. Se gastarmos em gasolina, ele vai para os árabes. Se comprarmos computadores/software, vai para a Índia. Se comprarmos frutas e vegetais, ele vai para o México, Honduras e Guatemala. Se comprarmos um carro bom, ele vai para a Alemanha. Se comprarmos breguetes inúteis, ele vai para Taiwan e nem um centavo desse dinheiro vai ajudar a economia americana. O único jeito de manter o dinheiro em solo americano é gastar em cerveja e prostitutas, que são os únicos produtos que ainda são produzidos aqui. E eu já estou fazendo a minha parte!"



6. Nouriel Roubini

Economista nascido na Turquia, professor de economia da NY University e chefe do RGE Monitor, uma firma de análise econômico-financeira. Conhecido como Dr. Doom pelo seu pessimismo extremo quanto à economia.

Nouriel Roubini: I fear the worst is yet to come

The Coming Financial Pandemic



7. Gary North

Presidente do Institute for Christian Economics, previu erroneamente que o bug do milênio levaria a economia mundial a um colapso. Contudo, previu corretamente que o atual cenário é deflacionário, apesar de todo o dinheiro que o Fed vinha injetando na economia, e advertiu os assinantes de seu boletim a sair do mercado em 2007.



8. Larry Burkett

Autor Cristão de mais de 70 livros, conselheiro financeiro e personalidade de rádio, em 1991 ele escreveu o livro The Coming Economic Earthquake onde previu que o aumento do déficit federal, endividamento individual, consumismo e falta de poupança levaria à uma catástrofe econômica algum tempo depois do milênio.

Biografia

Reprise de um show do Focus on the Family em 1992, onde Burkett adverte contra a crise econômica.


9. Max Keiser

Jornalista de economia, diretor de documentários e inventor do Hollywood Stock Exchange, um mercado de previsões.




10. Barry Ritholtz

Comentarista econômico, colunista do TheStreet.com, CEO de Pesquisa do Fusion IQ e autor do blog Big Picture e do livro Bailout Nation.




Marcadores: , , , , , , , ,



postado por Fernando às      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial







Voltar a Pensadores Brasileiros